top of page

CASO GEOVANE

CASO GEOVANE

Geovane Matias Maciel foi brutalmente assassinado em 04 de março de 2025, no município de Bom Jesus/RS. O caso chocou a comunidade pela extrema violência empregada e pela condução processual marcada por lentidão e decisões que têm causado profundo sofrimento e insegurança à família da vítima.

O policial militar Emerson Brião é acusado da execução, ocorrida enquanto Geovane se encontrava algemado e rendido. O processo criminal tramita na Vara Judicial da Comarca de Bom Jesus.

SOBRE O POLICIAL ACUSADO

Diante da gravidade dos fatos, a Polícia Civil representou pela decretação da prisão preventiva do soldado Emerson Brião. O Ministério Público manifestou-se favoravelmente, e a prisão preventiva foi decretada e cumprida em 10 de julho de 2025, com recolhimento ao Presídio Militar.

 

Apesar da gravidade do crime e do risco de intimidação de testemunhas — especialmente em razão da condição funcional do acusado em uma comunidade pequena —, Emerson Brião foi colocado em liberdade provisória em 10 de setembro de 2025.

LINHA DO TEMPO

📅 4 de março de 2025 – Geovane Matias Maciel é morto por disparos de arma de fogo enquanto algemado em Bom Jesus/RS.

📅 10 de julho de 2025 – Polícia Civil cumpre prisão preventiva de Emerson Brião.

📅 Agosto de 2025 – Tribunal de Justiça torna o policial militar réu por homicídio qualificado.

📅 Setembro de 2025 – Liberdade provisória concedida ao acusado, com medidas cautelares (referente ao relato anterior).

📅 27 de novembro de 2025 – Parecer do Ministério Público pelo indeferimento de prisão preventiva por ausência de fatos supervenientes.

WhatsApp Image 2026-01-16 at 12.14.08.jpeg
WhatsApp Image 2026-01-16 at 12.14.08.jpeg
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
bottom of page